Tecnologia, estudo e diversão: 6° anos revisam conteúdo de História através de jogo

25/05/2017

Revisão de conteúdo ou jogo? Jogo ou revisão de conteúdo? Que tal os dois? Os alunos do 6° ano nem viram o tempo passar enquanto revisavam o conteúdo de História através de um jogo em uma plataforma digital. O jogo serviu para finalizar a revisão, sendo que anteriormente os alunos utilizaram guias de estudo trabalhados em grupos e debates em sala.  “Embora a gamificação seja uma tendência mundial, ela ainda é subaproveitada no Brasil” explicou o professor de História Nilton Torquato. Gamificação é a utilização de ambiente de jogos numa atividade de não jogo. Explicando de uma maneira mais fácil: você usa aquilo que se vê num jogo para atingir objetivos educacionais, neste caso sem a preocupação de ser vitorioso ou não.

Primeiro o professor dividiu a turma em equipes e distribuiu uma folha A4 com um QR CODE impresso. Através dele, as equipes escolhiam entre as opções A, B, C e D. Com as perguntas sendo projetadas, através da Plataforma Plickers, os alunos escolhiam a opção e levantavam a placa com o QR CODE referente à resposta, que era lido pelo professor através da câmera do celular e instantaneamente registrado na plataforma.

Foi uma diversão! A cada resultado muita vibração das equipes seguida de uma breve explicação do professor.