Tema da Campanha da Fraternidade de 2024 aborda sobre Relações Sociais

16/02/2024

            Neste ano de 2024 a CNBB - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, terá como tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Amizade Social” com o lema “Vós sois todos irmão e irmãs” para refletirmos neste período de Quaresma.  O Padre Lucas, da Congregação dos Oblatos de São José cita que “nós também precisamos fazer a nossa passagem da morte para a vida, não a morte física, mas dessas situações que nos causam morte interior todos os dias, que matam pessoas que convivem com a gente”.

            Quando o Papa Francisco é questionado sobre o que é amizade social ele responde que “É o amor presente nas relações sociais, é o amor como base da relação entre as pessoas e os povos.”

            O tema deste ano veio para causar uma reflexão de que a vida em comunidade é feita de irmãos que cuidam uns dos outros, superando as inimizades. “A amizade social é um valor precioso, é um dom de Deus aos seres humanos”.

            Para o Padre Lucas, “De maneira geral a Quaresma é um convite para que sejamos mais autênticos, ser pessoas de comunhão, comunhão com Deus e comunhão com nossos amigos e amigas”.