TEXTO BASE QUARESMA 2021

18/02/2021

A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, neste período de 40 dias, os fiéis se preparam para a Ressurreição do Filho de Deus e para vivenciar de modo profundo esta grande festa dos cristãos, estes são convidados a orar, jejuar, fazer penitência e caridade, conduzindo-os para um caminho de conversão.

Este ano também a Campanha da Fraternidade Ecumênica, propõe um caminho de mudança de hábitos, trazendo como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, com o objetivo de fazer os cristãos avaliar e identificar caminhos para superar a violência, o racismo, xenofobia, misoginia e outras práticas de ódio e preconceitos, através de um diálogo amoroso, fazendo florescer uma cultura de paz e unidade.

A palavra chave para esta Quaresma é diálogo, que por meio dele, abram-se portas para compartilhar experiências e que proporcione uma conversão para a cultura do amor, para um mundo com cada vez mais plurais, superando a cultura do ódio e do preconceito. Para os cristãos, surge um questionamento: a minha prática religiosa promove a paz ou fomenta o ódio?

Que nesta Quaresma, os fiéis percorrem o caminho de Emaús, fazendo 4 importantes paradas: o VER, o JULGAR, o AGIR e o CELEBRAR.

A primeira parada, o ver, que possam dialogar e identificar saídas sobre acontecimentos importantes que ocorrem na nossa sociedade. Segunda parada: julgar, deixar que a mente e o coração se abram, para luz que é Cristo, que ensina a trilhar caminhos de coexistência entre as sociedades diferentes. A terceira parada, o agir, são exemplos de como contribuir para derrubar os muros da violência e das diferenças. E por fim, a quarta parada, o celebrar, esta parada, é a afirmação de que Deus criou pessoas com diversidades e isso não é negativo, mas sim uma grande demonstração do seu infinito amor, não há nada que justifique a anulação da diversidade humana. Com essas 4 paradas, espera-se que o mundo seja um local mais aberto ao diálogo, ao amor, à paz e ao convívio fraterno.