Semana vocacional inicia com o tema “Superando desafios rumo à meta”

29/07/2019

Vocação pode ser considerada uma inclinação, tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Mas convenhamos: não é nada fácil identificar esta tal vocação, muito menos na idade que os jovens são chamados a fazê-lo. Para criar momentos de reflexão com os alunos, começa hoje a Semana Vocacional.

A semana, organizada pela Pastoral Educacional Bagozziana, terá um palco para que os talentos do colégio se apresentem. Os alunos foram convidados a se inscrever para  uma apresentação artística: música, dança, interpretação. Vai ser um espaço que movimentará os intervalos.

Nos dias 31 de julho e 1 de agosto acontecerá o “Fala Piazada”, que trará diversas pessoas para falar sobre suas vocações. Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio terão a oportunidade de fazer perguntas aos convidados.

Vocação durante o ano todo

Nesta semana, a vocação é discutida e trabalhada de maneira especial. Porém, o colégio tem um trabalho contínuo, no que diz respeito a contribuir com o discernimento vocacional dos alunos. Desde o 9° ano, a rotina pedagógica modifica um pouco, afinal as aulas já dão o tom do que eles terão no Ensino Médio. A participação na Feira de profissões também é uma atividade que motiva os alunos a pensar sobre as rotinas e habilidades de cada profissão.

A partir do Ensino Médio, as atividades voltadas à preparação para  aprovação nos vestibulares e ENEM, caminham ao lado de ações que visam contribuir para o discernimento vocacional mais intensamente. “Durante todo o ano, nossos alunos do Ensino Médio participam de orientações vocacional, visitam as mais diferentes feiras de profissões e fazem um atendimento personalizado voltado para o autoconhecimento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, explica a coordenadora do Ensino Médio Carla Gomez.