Leitura garante diversão durante as férias

12/07/2019

As férias são um período delicioso do ano letivo. Uma parada para esquecer um pouquinho as responsabilidades do colégio e fazer o que se gosta, muita diversão e descanso. Mas tanto tempo de folga, também pode ser cansativo. “Mãe o que tem para fazer hoje”, “Não tem nada para fazer”. Haja atividade!

É aí que entra algo mágico, que torna possível uma viagem sem sair do lugar: os livros! São vários títulos nos mais variados estilos e para todas as idades. Não existe quem não goste, existe quem ainda não criou o hábito e não encontrou o estilo certo.

Confira algumas dicas para incentivar a leitura desde cedo:

- Respeite o ritmo e o gosto do seu filho:  Dê ao filho opções de leitura e respeite a escolha dele, mesmo que não concorde com a escolha, julgando infantil demais para a idade.

- Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano: Faça atividades que tenham relação com algum livro lido. Leu um livro sobre o circo? Que tal já agendar um passeio ao circo e conhecer de perto os artistas inicialmente só vistos nas páginas da história? Um ótimo passeio também, é visitar livrarias e bibliotecas públicas e deixar a criança livre para explorar.

- Incentive a leitura antes de dormir: Que rotina deliciosa é aquela de ler um livro antes de dormir! Para o filho que ainda não é alfabetizado, vale (e muito!) um dos pais investir o tempinho da leitura junto com eles. Aqueles que já são alfabetizados devem ser constantemente incentivados à esta rotina.