Projeto Adolescer para Crescer realiza encontro com os pais

08/06/2019

Durante 4 semanas, os alunos das 2ª séries do Ensino Médio participaram do Projeto Adolescer para Crescer, com a Master Coach Silvana Vaz, através de atendimentos personalizados. Durante os encontros, o educando foi incentivado a refletir sobre o entendimento de quem ele é e qual o seu propósito em existir, o mundo em que vive e o que quer viver. O resultado do trabalho, foram alunos com um brilho no olhar e vontade de fazer acontecer.

“A Escola é a gestação da aprendizagem de quem se é e daquilo que quer se tornar. É preciso cada vez mais investir num ensino voltado para o autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Da capacidade deste jovem compreender que pode mudar a sua realidade, desde que compreenda os recursos que possuem ou que precisam adquirir para isto”, disse  Silvana Vaz.

Para conversar um pouco sobre a temática, aconteceu um encontro com os Pais. Na oportunidade, Silvana abordou com eles sobre diversos pontos colocados pelos adolescentes durante os atendimentos. “Vocês têm filhos maravilhosos que querem impactar as pessoas e contribuir com elas”, disse.

Durante sua fala, a Master Coach falou um pouco sobre a relação pais e filhos, abordando as linguagens do amor. “Às vezes, o pai diz que faz tudo por aquele filho, mas por desconhecer a maneira que o mesmo compreende o amor, todo o esforço não alcança o coração do adolescente, que acaba não se sentindo amado”, ressaltou.

Ao final do encontro, os pais participaram de um teste comportamental para compreenderem melhor o seu perfil. “É importante compreendermos que cada um de nós, temos um perfil comportamental, que não é igual dos nossos filhos, e esta diferença, se incompreendida, pode gerar conflitos”, disse.

Educar emocionalmente

De acordo com a Master Coach, Silvana Vaz, os pais precisam estar preparados para educar emocionalmente seus filhos, ou seja, ajudá-los a compreender suas emoções para poder geri-las. “Ensinar a tomar decisões inteligentes é uma das maiores contribuições que a família e a escola podem oferecer para esses adolescentes. Um dos maiores desafios do jovem é transformar o aprendizado em resultado, pensar sobre aquilo que o motiva,  aproximá-lo do currículo e conectá-lo ao seu projeto de vida. E, principalmente, promover experiências que construam no seu caráter o comportamento de gratidão, o sentimento de pertencimento e o desejo de ser e entregar o seu melhor para o mundo!”, enfatizou.