Medite

04/04/2019

O desejo de implantar uma prática de meditação dentro do contexto escolar se firma no momento histórico que se vive, onde começar, recomeçar, viver o momento presente, mergulhar no agora da vida são temas que despertam muito interesse. A meditação encontra seu foco de trabalho nesse anseio dos tempos pós-modernos de aproveitar a vida, o tempo.

O tempo é tema fundamental da espiritualidade cristã e de modo particular no carisma Oblato.  Quando Marello afirma na regra de vida “Faça bem cada coisa que está fazendo” e também no famoso “Nunc Coepi” (agora começo) ele reforça sua experiência no amor de Deus, que ama e vê a cada um de nós no momento presente. Portanto o momento presente, possuído e vivido com intensidade é ponto de partida da sua experiência divina e fonte de inspiração para nós.

Desse modo, a meditação atualiza o carisma, a mística do Marello com o contexto escolar. A meditação da atenção plena não é uma religião é pratica de treinamento mental que busca tornar cada um mais consciente e presente. Convida a ver realidade com clareza, suspendendo os julgamentos e observar o mundo e a vida como são e ser capaz de ter atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mudado, encontrando o melhor caminho. Há, também, diversos estudos científicos que comprovam a eficácia da meditação na melhora de transtornos de atenção, depressão, dificuldades de aprendizado, assim acreditamos que será um grande ganho para a educação integral de nossos estudantes.

As meditações acontecerão com todos os estudantes em horário de aula, uma vez por trimestre, com a duração de 20 minutos com metodologias adequadas para cada faixa etária.

As nossas datas:

26 a 28/03 - Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio