Fala Piazada reúne alunos dos 9° anos para tirar dúvidas sobre Ensino Médio

18/10/2018

Não dá para negar: o Ensino Médio é uma transição importante. Vestibular, universidade, escolha de profissão são termos que começam a fazer parte da conversa dos jovens neste período. Para dar tranquilidade aos nossos alunos que irão para o Ensino Médio em 2019, aconteceu hoje o Fala Piazada.

O evento reuniu todos os alunos dos 9° anos, que puderam fazer perguntas para a direção, professores, ex-alunos Bagozzi e alunos que atualmente cursam o Ensino Médio no colégio. A diretora geral do Colégio Bagozzi, professora Ângela Basso, destacou que o momento de transição é muito importante e que os alunos podem contar com o colégio. “Acontecerão algumas mudanças na rotina, mas nossa equipe pedagógica estará sempre pronta para ajudar na adaptação de vocês”, disse.

Dentre os ex-alunos presentes estava José Victor Neukirchen, que passou em 1° lugar no curso de Engenharia Elétrica na UTFPR, em 2017. “O Ensino Médio do Bagozzi faz com que vocês tenham condições de passar na universidade que escolherem, no curso que desejarem, desde que vocês tenham um hábito de estudo”, destacou. O aluno ainda falou com saudade de todos os anos que frequentou o colégio. “Eu amo esse colégio e os amigos que fiz aqui que estão comigo até hoje”, disse.

O professor Marcus Peres falou sobre o cuidado que a equipe pedagógica tem com os alunos, considerando a difícil fase de escolhas e dúvidas durante o Ensino Médio. “Nós não estamos preocupados somente com a formação acadêmica de vocês, nós queremos que vocês estejam bem, e vamos procurar ajudar sempre que possível”, finalizou. A fala do professor foi reforçada por Jean Alves, agente da Pastoral Educacional Bagozziana que explicou que no Ensino Médio a PEB segue parceira dos alunos. “Nos momentos de dúvidas, podem contar com a equipe da pastoral que estará pronta para acolhê-los”. As duas falas demonstram o objetivo principal do Bagozzi: educar mente e coração.

Hábito de estudo

Durante todo o evento, Um ponto bastante discutido foi o hábito de estudo. As alunas Marina Breda e Bianca Balbino respectivamente das 1ª e 2ª séries deram a dica. “É muito importante que vocês criem uma rotina de estudo, pois no Ensino Médio temos dois dias com aulas de manhã e a tarde, então é importante não acumular conteúdo para as vésperas de provas”, explicou Marina. Bianca disse que o fato de ver todo o conteúdo do Ensino Médio na 1ª e 2ª séries é uma vantagem. “Como aqui finalizamos o conteúdo do Ensino Médio na 2ª série e na 3ª série temos uma grande revisão para o vestibular, saimos na frente de alunos de outros colégios”, disse.

A Coordenadora dos 9° anos e Ensino Médio Carla Gomez disse que para o Ensino Médio 2019 a novidade será a orientação aos alunos para organização desta rotina de estudo fora do colégio. “Este ano tivemos os grupos de estudoe contamos com uma grande participação dos alunos. Para 2019, nós vamos sugerir um cronograma para estudo em casa, para que cada aluno se organize de acordo com a sua realidade e possa aproveitar melhor seu tempo de estudo”, finalizou.