Fala Piazada: Evento promoveu discussão sobre eleições e representatividade política

28/09/2018

Não tem outro jeito, o assunto do momento são as eleições que se aproximam. E pensando em formar cidadãos críticos e participativos, o Colégio Bagozzi, através da coordenação do Ensino Médio e da Pastoral Educacional Bagozziana, promoveu o Fala Piazada Eleições. A plateia foi composta por alunos das 2ª séries, e os professores Guilherme Loper, Marcus Pophal, Denilton Azevedo e o agente pastoral Franciscarlo de Souza conduziram a discussão.

O principal assunto foi a importância da pesquisa e posteriormente da fiscalização de cada candidato. “É muito importante que vocês pesquisem quem é o candidato e caso ele seja eleito, fiscalizem suas ações”, destacou o professor Guilherme Loper. O professor Denilton destacou a pouca renovação de políticos no Congresso. “A cada eleição, a renovação dos nossos representantes é mínima, por isso a nossa participação é tão importante”, disse.

A importância do voto consciente foi destacada durante as discussões. “Temos que ter em mente que o nosso voto influencia não só na nossa vida, mas na vida de todas as pessoas”, ressaltou o agente da PEB Franciscarlo. O professor Marcus Pophal ressaltou  a importância de uma análise da realidade levando em conta a complexidade da sociedade contemporânea e a influência da tecnologia da informação.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas em qualquer momento da conversa. Para Letícia Cardoso da 2ª série B, o Fala Piazada Eleições foi um divisor de águas. “A discussão foi tão legal que lamentei não ter meu título para já votar nas próximas eleições”. Ela fazia parte do grupo de jovens que só quer tirar o título quando completar a idade da obrigatoriedade. “Essa conversa me fez perceber o quanto o voto de cada um é importante e faz a diferença”, finalizou.