Pela Paz...

28/03/2018

Cada vez mais escutamos notícias alarmantes de violência, onde a família parece estar flagilizada. Construir uma cultura da paz envolve conscientizar crianças, jovens e adultos a uma compreensão de princípios e respeito pelos direitos humanos. Isso não pode ser imposto, mas trabalhado de forma crítica e emancipatória.

A violência já está bastante denunciada, e quanto mais falamos dela, mais lembramos sua existência em nosso meio social e ambiental. É hora de começarmos a convocar a presença da paz em nós, entre nós, entre nações, entre pais e filhos.

Uma cultura de paz implica no esforço para modificar o pensamento e a ação das pessoas no sentido de promover a paz. Não que ela vá ser esquecida ou abafada; ela pertence ao nosso dia-a-dia e temos consciência disto. Porém, o sentido do discurso, a ideologia que o alimenta, precisa impregná-lo de palavras e conceitos que anunciem os valores humanos que decantam a paz, que lhe proclamam e promovem.

O Colégio Bagozzi já está fazendo a diferença e conta com a nossa comunidade educativa. Vem aí o Projeto "Bagozzi...Pela Paz", compilado justamente para o trabalho de prevenção e conscientização na gestão de conflitos. Tal missão, tratará sobre de assuntos pertinentes à cultura da paz, onde pesquisas de temas relacionados a não-violência virarão músicas, coreografias, poesias...

Queremos nossas crianças mais conscientes das reais possibilidades das virtudes humanas, nossos jovens munidos de ideias críticas, mas sem deixar que a leveza as encante, apontando novos caminhos para os conflitos percebidos. Nossos pais,  confiantes de que é da parceria junto à escola que certamente conseguiremos a ponte para maior autonomia de nossos alunos.

Estamos em tempo de reflexão, onde a ressurreição trará  renovação aquilo que precisa ser transformado. Após a Semana Santa, dia 4 de abril às 19h promoveremos uma palestra aos pais do 6º/Fundamental II ao Ensino Médio,  dando assim início ao nosso projeto, que falará de situações de conflitos com a internet, como administrá-los,  informática educativa. Ainda no mês de abril, repassaremos outra data para um encontro especial com os pais do Fundamental I.           

Enfim, ressaltamos o compromisso de nossa instituição Pela Paz... E é com todos de mãos dadas que alcançaremos um mundo melhor, mais humano e fraterno.     

 

By Simone Rudniki

março 2018