Dicas Pedagógicas - Setembro

11/09/2017

DICAS PEDAGÓGICAS – SETEMBRO

Responsabilidade ética e moral: accountability

Você já ouviu falar de accountability? Accountability é um termo da língua inglesa, muito utilizado no âmbito empresarial, que pode ser traduzido como responsabilidade ética e moral. É um conceito que não é muito comum no nosso idioma, mas pode ser apresentado como uma grande virtude pessoal relacionada à habilidade de pegar a responsabilidade para si e devolver com respostas e resultados positivos.

É muito comum nós usarmos desculpas para nos livrarmos de qualquer responsabilidade, principalmente quando somos cobrados por algum resultado não favorável, acabamos por desenvolver a habilidade de se livrar logo da culpa ou de circunstâncias para nos defender de críticas e não assumir nossos erros.

Ex.:      Nós não ganhamos o jogo, porque o campo era ruim.

Não fui bem na prova porque a professora não ensinou direito.

Eu não fui promovida porque meu chefe não vai muito com a minha cara.

Bati o carro porque o cara da frente freou de repente.

A accountability ou seja, a capacidade de assumir a responsabilidade, é uma tarefa virtuosa que muitas pessoas vivenciam. É uma habilidade que todos podemos desenvolver, pois todos que a possuem, são pessoas que elevam seus níveis de percepção e de atuação diante das circunstâncias. São pessoas poderosas e transformadoras.

Segundo o autor João Cordeiro (2013), ao praticar a accountability, você assume para si a responsabilidade e com isso se torna melhor:

• Um pai ou uma mãe melhor, capaz de lidar bem com seus filhos, ensinando-os a ser mais autônomos e responsáveis por suas próprias decisões, fazendo-os crianças maravilhosas, que respeitam ao próximo, sendo disciplinadas e honestas.
  • Um filho melhor, capaz de perceber as suas responsabilidades no âmbito familiar, sem transferir aos pais suas atribuições tanto financeiras quanto deveres escolares do dia a dia.
  • Um ser humano melhor, pois quando você para de culpar os outros e assume para si suas responsabilidades, você consegue atingir seus objetivos pessoais, adquirindo maior relevâncias no trabalho, na família e no seu círculo de amizade, tornando-se uma pessoa de soluções e não de problemas.

Com esse texto, gostaria de fazer um convite. Ninguém é obrigado a pensar e agir de forma responsável, isso é uma escolha individual, mas se decidir assumir, você se tornará uma pessoa melhor, capaz de equilibrar a autoestima, a autoconfiança. A vida se torna mais leve. Você se tornará uma pessoa mais honesta para com os próximos e para consigo mesma.

Márcia Regina de Souza Pereira

REFERÊNCIAS:

Cordeiro, João. Accountability - A Evolução da Responsabilidade Pessoal. São Paulo: Évora, 2013.