Mensagem Pedagógica

17/02/2017

2017, um novo desafio!

Sempre que um ano inicia fazemos projetos novos e delineamos o que pretendemos aperfeiçoar e modificar em nossas vidas.
No início do ano letivo também podemos e devemos planejar como será conduzida esta nova etapa de nossa vida escolar.
Então vamos lá! Seguem algumas dicas para que você, aluno, tenha um ano cheio de aprendizados e novas descobertas.

Primeiramente, descubra de que forma você aprende. Cada pessoa utiliza, preferencialmente, um canal (ou às vezes mais de um) para aprender. O seu estilo de aprendizagem pode se dar pelo canal visual, auditivo ou cinestésico.
Você entende melhor quando ouve sobre um assunto novo, quando lê sobre ele ou quando interage com este novo assunto?
De nada adianta você passar horas fazendo um resumo se o seu estilo for o auditivo. Nesse caso, seria melhor ouvir gravações sobre o assunto ou ler em voz alta, por exemplo.

O segundo passo é o planejamento de sua rotina. Escolha uma hora do seu dia para revisar os conteúdos vistos em sala. E, seguindo o seu canal de aprendizagem, revise todo o conteúdo visto: lendo, resumindo, falando em voz alta, pesquisando sobre o assunto na internet ou fazendo mapas conceituais. Escolha a forma que mais se adapta ao seu estilo de aprendizagem.

O terceiro passo é organizar sua rotina com anotações de tarefas, trabalhos, datas, conteúdos passados em sala. É importante agendá-los de forma a lembrar-se de suas responsabilidades.
Não acumule dúvidas. Um assunto aprendido serve de sequência a outro que virá em seguida. Se precisar, participe das aulas de assistência oferecidas pelo colégio e saia na frente.
Fique atento aos calendários de provas e atividades avaliativas, evitando faltas e entregando as atividades nas datas solicitadas pelos professores. Lembre-se que uma parte de suas notas virá dessas atividades.

Na semana que antecede a semana de recuperação de conteúdos, liste assuntos e exercícios que ainda tem dúvida e pergunte ao seu professor.
Além disso, sua alimentação e o quanto você dorme são fatores que também influenciam em sua aprendizagem. Por este motivo, é imprescindível que você coloque em sua rotina diária momentos de lazer, uso de internet e cuidados básicos de alimentação e higiene para que possa fazer um pouco de tudo o que gosta diariamente, sem comprometer a sua rotina de estudos.

Evite o uso de aparelhos eletrônicos nas horas que antecedem o sono, pois, grandes estímulos, podem trazer dificuldades para dormir.
Lembrando também que, neste processo todo, é indispensável a participação e o acompanhamento da família: desde a descoberta do seu canal de aprendizagem até a cobrança e apoio em todo o processo.
É um trabalho que envolve a todos! Aluno, família e escola só terão sucesso quando cada um fizer a parte que lhe cabe.

Queridos pais, não importa a idade que seu filho tem, participar da vida dele, apoiá-lo e orientá-lo no cumprimento dessa rotina será a maneira de garantir um bom rendimento e o sucesso em sua trajetória escolar.

Por Marcia Karas