A parceria entre família e escola - Mensagem Pedagógica - Maio

15/05/2017

A parceria entre família e escola

A importância dessa parceria reflete no desenvolvimento da criança , tanto na aprendizagem quanto formação cidadã. Pois a família é apoiada pela escola na formação dos filhos. É inevitável perceber que , se a família descuida do desenvolvimento escolar do filho, a queda no rendimento  é certo. Assim como a escola deve acompanhar e estimular o bom  rendimento do aluno.

A família ainda é a base da educação. A parceria com a escola fortalece os valores dos alunos e automaticamente fortalece os valores na sociedade em que eles estão inseridos.

É extremamente importante que os pais compreendam que a escola deve ser um complemento na formação da vida de uma criança. (Mario Sergio Cortella).

De acordo com Içami Tiba, a educação é um projeto, é algo que tem um caminho, que não pode ser simplesmente de qualquer forma. “Deve ser muito elaborada, pois é o futuro do filho e da família que estão em jogo...” Por isso, a ação de educar e ensinar devem ser compartilhados entre as duas instituições: família e escola. Ambas devem preparar nossos jovens para o exercício pleno da cidadania com dignidade e respeito, para serem pessoas que alcancem a felicidade e autonomia, de forma competente.

Por isso é muito importante que um dos responsáveis por esse aluno, compareça ao colégio regularmente. No fechamento das notas, no decorrer das atividades escolares, mostrando ao aluno o quanto valoriza essa relação.

Por sua vez, a escola pode dar retorno de dificuldades que possam aparecer tanto no aprendizado, quanto na interação social da criança ou adolescente. Bem como das habilidades que ressaltam nesse individuo em formação e podem ser estimuladas e valorizadas no seu desenvolvimento.

Família e escola juntas fazem uma grande diferença na vida dos jovens de hoje, que tem lares muitas vezes, solitários. Com a correria do dia a dia, os pais trabalhando cada vez mais, sobra menos tempo de atenção a eles. E na escola aparecem situações de desabafo, de insegurança, que devem ser relatadas a família, com intuito de fortalecer e acolher esse jovem.

Segundo Cortella, os pais precisam saber destinar um tempo do dia para conversar com seus filhos, aprender com eles, falar sobre gostos, preferências, conhecer um ao outro. “Se você não conhece seu filho, você não pode prever as reações dele, por isso, muitos pais não discutem, não estabelecem condições e permitem que os filhos façam o que quiserem”.

Estabelecer regras que fortaleçam essa parceria é muito importante.

O comparecimento regular dos pais ao colégio, para saber dos estudos e dos relacionamentos com colegas e professores, mostra ao aluno que escola e família se apoiam com um objetivo em comum: o seu bem estar.

Tânia R. S. Moretão