Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio assistem palestra sobre Atos Indisciplinares e Atos Infracionais

13/06/2022

Respeito no ambiente escolar foi o ponto mais abordado na palestra com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, ministrada pelo advogado, Dr. Daniel Seifert. Durante todo o dia, as turmas se revezaram para receber as informações e tirar suas dúvidas sobre Atos Indisciplinares e Infracionais. Afinal, qual a diferença entre os dois?

Em sua fala, o Dr. Daniel explicou que os atos indisciplinares geralmente são resolvidos dentro da própria Instituição de Ensino, sendo o Regimento Escolar um documento importante para embasamento nas ações, enquanto que os atos considerados infracionais possuem uma maior gravidade e ultrapassam as dependências do colégio, pois estão previstos na legislação, acarretando consequências mais severas como uma transferência compulsória, pagamento de indenizações por parte dos pais do autor da infração, entre outros. Esse momento, teve por objetivo a prevenção de situações desagradáveis e principalmente, para que os adolescentes compreendessem que cada ato gera uma consequência, mesmo para menores de idade.

Nesta linha, Doutor Daniel também alertou para os perigos do Bullying e Cyberbullying. “O Bullying se caracteriza por um insulto intencional que acontece de forma repetida; o Cyberbullying ocorre de mesma forma, porém, nos meios digitais”, informou. De acordo com ele, é importante que todos saibam que mesmo que estejam em um meio virtual, em suas casas, em frente aos seus computadores, tablets ou smartphones serão descobertos. “Devemos ter muita responsabilidade sobre o conteúdo que postamos ou interagimos”, disse ele.

Para o Gestor do Colégio Bagozzi Curitiba, Prof. Rodrigo Moraes Ferreira, essa ação junto aos alunos é muito importante, pois promove a conscientização e o respeito entre todos. “Somos reconhecidamente uma escola com práticas afetivas e que cumpre o seu papel na sociedade desenvolvendo valores e cidadania em nossos alunos e, estes, por sua vez, devem se juntar a nós, contribuindo para a continuidade de um ambiente educacional saudável”.