QUEM CUIDA ROMPE COM A INDIFERENÇA

21/02/2020

A Páscoa está chegando! Já conseguimos sentir o cheiro de chocolate e toda a magia que envolve essa época do ano. No entanto, é sempre bom recordarmos que a Páscoa é, na verdade, a festa da vida, da esperança, do renascimento; Pois, da mesma forma que Jesus de Nazaré, o Cristo, passou pelo túmulo mas saiu dele vitorioso, nós cultivamos a certeza de que também em nossa vida nós podemos nascer de novo, seja no aspecto dos nossos relacionamentos interpessoais, ou no nosso núcleo familiar, ou no trabalho, mas também naquilo que há de mais pessoal: Deixar renascer os bons sentimentos e recuperar o ânimo diante daquelas situações que nos vemos sem saída. Neste ano, gostaríamos de propor que deixemos ressuscitar em nossa vida uma atitude que talvez esteja por nós esquecida: a do “cuidar”.

 

Quando passou por esse mundo, Jesus nos deixou um ensinamento muito importante. Ele disse, através dos seus gestos e palavras, que nessa vida o mais importante é tentar realizar duas coisas: Amar a Deus e amar o outro. O curioso é que nós crescemos habituados a contrapor o ódio ao amor e, assim, pensamos que para amar basta não cultivarmos em nosso coração o sentimento de ódio contra alguém; Daí que muitas vezes dizemos: “Ah eu tenho um coração muito bondoso porque não consigo sentir raiva de ninguém!”. Tudo bem! Essa é uma parte do caminho! Mas é interessante a gente pensar que, na verdade, o contrário do amor é a indiferença.  

 

Certa vez, o mesmo Jesus contou uma história dizendo que um homem assaltado e ferido estava à beira da estrada. Vários religiosos piedosos passaram por ele, viraram o rosto e, indiferentes, seguiram o seu caminho. Porém, um samaritano sentiu-se tocado por aquela situação, foi ao encontro daquela pessoa e cuidou dela. Nesse cenário, perguntemos para nós mesmos hoje e respondamos com sinceridade: Eu sou como aqueles que achavam que o sofrimento da pessoa ferida não era com eles – e por isso penso que é o Estado quem deve socorrer os necessitados ou são as igrejas que tem o dever de fazer caridade, ou são as ONGs que precisam se empenhar nisso – ou sou como o samaritano que entra na realidade daquele que sofre e o conduz para a vida em abundância através dos meus gestos de cuidado?

 

Por isso, queremos propor um desafio para você! Nós estamos iniciando o tempo de preparação para a Páscoa, chamado pela Igreja Católica de “Quaresma”. Que tal aproveitarmos esses 40 dias para, através dos pequenos gestos – como o nosso amigo Marello gostava de pedir – cuidarmos das pessoas que cruzam o nosso caminho e que, talvez, estejam à beira dele, caídos e feridos, igual naquela história contada por Jesus? Fazendo isso agora nas pequenas coisas, um dia se tornará rotina em nossa vida e, quando menos esperarmos, estaremos totalmente empenhados e comprometidos com o bem-viver de todos! Acompanhe a gente nessa aventura pelas redes sociais! Será inesquecível!