Alunos participam de palestra sobre uso consciente da Internet

20/09/2019

Se tem algo que os adolescentes gostam é a internet. Seja no celular, no computador, ou para jogar em rede com os amigos, utilizando redes sociais ou aplicativos de comunicação instantânea, difícil mesmo é encontrar um jovem que não faça parte do mundo virtual.

Não podemos negar que esta realidade nos trouxe muitas facilidades, porém também temos que admitir que os perigos são outros e não mais os de 20 anos atrás. Por isso, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Médio participaram de uma palestra com a Polícia Científica do Paraná sobre uso consciente da internet.

Durante sua fala, a perita criminal Sandra Cristina Balthazar contou alguns casos de crimes cibernéticos que já ajudou a elucidar. “Vocês devem ter consciência que quando acessamos às redes sociais ou qualquer ambiente virtual estamos expostos em uma rede mundial”, ressaltou. Com a exposição na rede, os jovens, na sua maioria, ficam vulneráveis à ação de criminosos.

Os policiais esclareceram que “brincadeiras” vistas pelos jovens como inofensivas podem configurar crime. “Criar o perfil falso de uma pessoa real em uma rede social, por exemplo, é crime. Outro exemplo, é armazenar e compartilhar conteúdo que faça apologia ao crime”, disse. Ao final, os estudantes puderam fazer perguntas sobre o tema.

Os policiais ressaltaram que conversas como essas têm o objetivo de conscientizar os jovens sobre os perigos que estão expostos diariamente, e assim diminuir a incidência destes crimes. “É importante que eles saibam como se proteger e que, caso sejam vítimas de um crime através da internet o procedimento que devem tomar: conhecendo o criminoso, dirigir-se à qualquer delegacia; quando o criminoso é desconhecido, fazer a denúncia no NUCIBER – Núcleo de Combate aos Cibercrimes”, explicou.

Mas afinal, como se proteger?

Algumas orientações podem ajudar quando o assunto é segurança na internet. Confira:

- Só utilize redes Wi-Fi confiáveis;

- Só compartilhe a senha da sua rede domésticas com pessoas de extrema confiança;

- Mantenha os sistemas operacionais e aplicações sempre atualizadas;

- Não faça downloads de sites desconhecidos. Cheque sempre a reputação do site.

- Cuidado com o compartilhamento dos dados pessoais em redes sociais e aplicativos de mensagens;

- Jamais adicione um desconhecido à sua rede de amigos.