Dicas Pedagógicas

07/11/2017

Surpreenda.

Saber escutar é mais do que ouvir. O tempo parece mesmo correr depressa, mas não porque estamos aproveitando tanto que nem reparamos o relógio. A sensação é de que estamos deixando o tempo escapar, ocupados com atividades que roubam nossa atenção e energia, tensos demais para nos divertir, culpados por sentir que não fazemos o suficiente. E no meio disso tudo sobra pouco tempo do tipo “livre, leve e solto” para o que realmente importa: aproveitar o momento, antes que ele acabe.

Todos os dias começam com uma rotina que nos envolve: tarefas, obrigações, compromissos. Vivemos em função do relógio: Acordar, levar as crianças para a escola, terminar aquela atividade, avaliar aquele evento, comer (sim, virou uma atividade), dormir (desmaiar?), buscar as crianças na escola, e estamos em Novembro! Fim de ano, festas de encerramento, férias, ano letivo 2018.

Uma causa disto é o excesso de tarefas por si só. Temos tantas atividades, tanta coisa para ser memorizada, processada, pensada, que nos ocupamos mais com nossa organização do que com a atividade em si.

Então segue  uma dica:

- Menos é mais. Aprenda a dizer “não” para as coisas que não agregam valor ao seu dia. Faça valer o esforço. Ou seja, dentro desta correria da rotina diária, coloque mais uma tarefa:

- Que tal pararmos um pouquinho agora, respirarmos e resgatarmos o que foi bom e o que realmente valeu a pena nesse ano? Escutar nossa criança interior, escutar nossos filhos e não somente “ouvir”, lembrando de nossos momentos marcantes e felizes.

Não é difícil, uma escuta atenta em nosso cotidiano nos dá muitas pistas do que está acontecendo realmente conosco e com nossos próximos. Nem passado nem futuro, nem uma busca de motivos e respostas pelos problemas atuais, nem uma lista de sonhos não realizados de um futuro ainda não alcançado, mas o presente, com sua riqueza de um olhar, um abraço ou um simples sorriso de “bom dia”. Surpreenda!

Silvana Bueno da Costa

Orientadora Pedagógica