Formação Bagozzi

Trabalhando com a família na educação do aluno, o Colégio Bagozzi valoriza seus ideais católicos. Fiel às pessoas, ao evangelho e à Igreja, o Colégio tem como princípio básico formar o aluno de maneira integral e integrada. Dessa maneira, faz parte da filosofia do Colégio colaborar com a família, integrando fé, cultura, evangelho, inteligência, corpo e alma.


O COLÉGIO PADRE JOÃO BAGOZZI CONTEMPLA EM SUA PROPOSTA OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PROPOSTOS PELA UNESCO
 
• 1. Aprender a conhecer:
Ao contrário de antigamente, não importa tanto hoje a quantidade de saberes decorados pelo aluno, mas o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender. Compreender o mundo que o cerca; tornar-se “amigo da ciência” para toda a vida; dispor de uma cultura geral vasta e, ao mesmo tempo, da capacidade de trabalhar em profundidade determinado número de assuntos. Exercitar a atenção, a memória e o pensamento são algumas das características desse aprender que faz parte da agenda de prioridades de qualquer atividade econômica. Este é um processo que não se acaba e se liga cada vez mais à experiência do trabalho, à proporção que este se torna menos rotineiro.

• 2. Aprender a fazer:
Conhecer e fazer são, em larga medida, indissociáveis. O segundo é consequência do primeiro. Em economias cada vez mais dependentes da tecnologia, em que ocorre a “desmaterialização” do trabalho e cresce a importância dos serviços entre as atividades assalariadas, perde-se a noção relativamente simples de qualificação profissional. Passa-se para outra noção, mais ampla e sofisticada de competências, capaz de tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Isso ocorre nas diversas experiências sociais e de trabalho que se apresentam ao longo de toda a vida.

• 3. Aprender a conviver:
Em contraposição à competitividade, cabe à escola transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, ao mesmo tempo, tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos. Para isso, não basta colocar em contato grupos e pessoas diferentes, o que pode até agravar um clima de concorrência, em especial se alguns entram com estatuto inferior. É preciso promover a descoberta do outro, descobrindo-se a si mesmo, para sentir-se na pele do outro e compreender suas reações. E, além disso, tender para objetivos comuns, trabalhando em conjunto sobre projetos motivadores e fora do habitual que valorizam a cooperação.

• 4. Aprender a ser:
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. Cabe à educação preparar não para a sociedade do presente, mas criar um referencial de valores e de meios para compreender e atuar em sociedades que dificilmente imaginamos como serão. Este pilar significa que a educação tem como papel essencial conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino. Dessa maneira, a filosofia do Colégio consiste em integrar às relações humanas com a busca sincera pela verdade. Isso sem esquecer a qualidade necessária ao ensino e a visão cristã do mundo. Ou seja, o Colégio procura ir além do simples trato intelectual ou crítico. O objetivo é favorecer o crescimento humano, de maneira completa.