Alunos do Ensino Médio participam de aula na Igreja Senhor Bom Jesus

04/05/2017

Em meio ao conteúdo de sociologia do Ensino Médio existe a necessidade de tratar com a questão da imaginação sociológica. Este exercício de abstrair sua própria visão de mundo buscando compreender outros grupamentos humanos presentes em nossa sociedade é imprescindível para que o exercício do pensamento sociológico.

A visita na Igreja Senhor Bom Jesus  demonstrou as diferenças espaciais presentes nos período tridentino e Vaticano II. Buscou-se então estabelecer o uso dos espaços presentes na igreja, bem como seus símbolos e valores. Desta forma busca-se aproximar de um campo da ciência humana conhecido como Espaços do Sagrado.

Esta igreja ainda preserva espaços típicos do período em que a fé católica estava sob o Concílio de Trento. Este concilio, realizado no século XVI estabelecia as normas da prática de fé católica, que incluíam celebrar a missa de costas para o povo, o uso da latim tanto na reza como na prédica, entre outras práticas adotadas. Espaços como o púlpito, o confessionário e a pia de batismo existente na entrada da igreja eram típicos desta fase ainda presentes no espaço de adoração anteriores ao Concílio do Vaticano II.

Outros espaços marcam as diferenças posteriores ao Concílio de Vaticano II. A proximidade dos padres, observada pelos próprios alunos, os aproxima do desejo de participar de uma maior intimidade com Deus e com a Igreja. Muitos comentaram como foi a oportunidade de confessarem-se nesta semana que antecede a páscoa, onde o padre os aconselhou e os ajudou a sentirem-se acolhidos pelo amor divino.

Os detalhes construtivos e artísticos também foram explorados indicando como estes marcavam a experiência de fé de grupos humanos que seguem a forma de fé e relacionamento divinos representados nesta belíssima igreja.

Ao final as inferências de vários alunos indicou que conseguiram aprender a ver pelos olhos de pessoas que, muitas vezes, não fazem parte de sua realidade de vida. A experiência sociológica foi culminada pelas impressões de vários alunos sobre a percepção de um sentido em tudo o que se encontra presente neste espaço eclesiástico.