Alunos dos 3° anos (EFI) realizam Feira Gastronômica

06/07/2017

O assunto agora é de dar água na boca! Quem é que não gosta de um bolinho de fubá, uma paçoca, um feijão tropeiro ou os deliciosos docinhos portugueses? Hummm, só de pensar... A gastronomia brasileira é muito rica porque foi influenciada por muitos povos, mas na sua origem, principalmente pelos portugueses, africanos e indígenas.

E este delicioso assunto – A Origem da Alimentação Brasileira – foi o tema abordado nas turmas dos 3° anos do Ensino Fundamental I durante o 1° Trimestre e culminou na Feira Gastronômica realizada na última semana.  A feira proporcionou aos alunos, seus familiares e equipe pedagógica a degustação de diversos pratos que foram estudados, além de um momento de confraternização e partilha.

O menu

Cada família ficou responsável por um prato, e em meio a tantas delícias, os participantes puderam degustar, pamonha, pipoca, pastelzinho de Belém, entrevero, cocada, bolo de rolo,  moqueca entre outros.

O aprendizado

Durante o trimestre os alunos compreenderam que a alimentação faz parte da cultura de um povo e que deve ser preservada. Entenderam que nossa alimentação teve primeiramente a influência de hábitos alimentares dos portugueses e dos africanos, ao chegarem no Brasil. Tal influência, agregada a alimentação dos primeiros habitantes do Brasil, os indígenas, resultou em uma culinária diversificada e saborosa.