Trabalho sobre Graffiti aborda os Biomas Brasileiros

04/05/2017

Unir arte e reflexão é sempre algo bem produtivo para o aprendizado. Foi isso que a professora Jocelei Hundzinski propôs aos alunos dos 8° anos durante a aula em que explicou sobre o tema Graffiti, na disciplina de Arte. Aproveitando toda a discussão proposta pela Campanha da Fraternidade de 2017 sobre os “Biomas Brasileiros e defesa da Vida”, o desafio era realizar uma pintura adaptada, com base nos conceitos do Graffiti, propondo uma transformação social e comunitária, onde todos são convidados a ver, julgar e agir..

“O graffiti como é conhecido atualmente, teve origem na década de 1960 na Filadélfia e em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Muitos estudiosos o consideram uma forma de arte espontânea que surgiu nas ruas”, explicou a professora.

Atualmente, é uma forma de pintura que, geralmente, utiliza tintas em spray e látex em muros, paredes e outros suportes do ambiente urbano, composta por imagens repletas de significados e com mensagens próprias.

Diferente da pichação, que é considerada ato de vandalismo, o graffiti tornou-se uma manifestação artística cultural e política apreciável por aqueles que transitam pelo local em que está inserida.