Pré-vestibular Bagozzi participa de palestra sobre orientação vocacional

22/03/2017

O que você vai ser quando crescer? Essa pergunta parece bem familiar...  Se quando somos crianças esse questionamento não passa de brincadeira, na fase do Ensino Médio ela é assunto sério. As alunas do pré-vestibular Carolina Rossi e Bruna Figênio sabem bem o quanto é difícil responder sobre escolha de profissão, afinal elas estão exatamente em tempos de decisão. “Eu ainda não decidi o que quero fazer. Estou entre Medicina e Farmácia”, conta Carolina. A dúvida da Bruna já é um pouco diferente “Sonho em fazer Belas Artes, mas fico em dúvida se devo seguir este caminho, já que sei que vou enfrentar dificuldades. Às vezes penso em optar por algo como contabilidade ou engenharia que parece ser mais garantido. Enfim ainda estou bem em dúvida”, explica.

Dúvidas não faltam nessa fase e pensando nisso, o Colégio Bagozzi promoveu uma palestra sobre Orientação Vocacional para os alunos do Pré-Vestibular, que foi ministrada pelo psicólogo Rodrigo Fricate Morales. “Atualmente a maior dificuldade dos jovens é a pressão do vestibular, a crescente oferta dos cursos superiores, hoje são mais de 270 opções, a expectativa dos familiares e por último a falta de apoio e diálogo para que o jovem sinta-se seguro com a sua opção”, destacou Morales. Durante o encontro os alunos puderam trazer suas dúvidas, repensar suas escolhas e dividir suas preocupações com o profissional.

Para a aluna Gabrielle Gutierrez Aragão, a palestra demonstrou que ela está no caminho certo. “Já faz dois anos que decidi que quero fazer engenharia aeronáutica, e para tomar essa decisão eu fiz muitas pesquisas sobre a profissão”, disse.  A aluna Gabriela Marcato Cavaline também vai seguir as dicas do psicólogo “Gostei muito da palestra e a dica de conversar com um profissional da área para conhecer o dia a dia”, destacou.

Dicas de ouro

Para quem ainda está na dúvida sobre que profissão seguir, o psicólogo Rodrigo Fricate Morales deixou algumas dicas que podem ajudar nesta decisão importante. Confira:

• Reflita sobre as suas reais necessidades, pense se durante a prática da sua profissão, elas serão atendidas;
  • Procure informações verdadeiras sobre as profissões, não se baseie por séries, filmes ou imaginações;
  • Converse com pessoas de sua confiança e profissionais já formados no curso que você deseja ou sente dúvida,
  • Sempre que possível invista em você e busque um profissional que trabalhe com Orientação profissional de jovens.