Game Learning em História

15/08/2018

No dia 14/08, os alunos dos sétimos anos tiveram a chance de experimentar os jogos produzidos por eles mesmos, esta metodologia de aprendizagem é conhecida internacionalmente como “Game Learning” ou aprendizagem por jogos. No processo de construção os alunos foram apresentados ao conteúdo: "Índios brasileiros pré-colombianos" e após a apresentação eles foram desafiados a construir jogos dentro de um objetivo estabelecido que garantisse a aprendizagem do tema que estava sendo estudados: Três tipos de jogos poderiam ser construídos por eles: tabuleiros, cartas ou RPG (Role Playing Game - um tipo de jogo em que a pessoa interpreta ou incorpora elementos dos personagens jogados). A entrega se deu no dia 13/08, oportunidade em que os alunos puderam apresentar seus jogos indicando como atingiram o objetivo estabelecido. Para concluir o processo todos tiveram a ocasião de jogar os jogos realizados pelos colegas, numa aula divertida em que a matéria estava incluída em cada faceta do jogo; o candidato à vaga de mestrado da Universidade de Harvard, Jeffrey King, escreve em sua tese que “(...) o desenvolvimento do game learning é uma técnica inovadora mas que promete preencher diversos vácuos que existem na educação atual: uma nova concepção para capturar a imaginação, a atenção e o aprendizado final de seus estudantes”.