A leitura de mapas e o sistema de orientação cartográfica

04/06/2018

Quantas vezes você já se perguntou: Onde fica a escola? Onde fica a casa de um novo amigo? Uma cidade, uma rua, um rio ou um parque?

Para respondermos estas perguntas podemos utilizar um mapa que nada mais é do que a representação gráfica da superfície terrestre que nos ajuda na localização de alguma coisa no espaço geográfico.

A leitura de um mapa é muito importante para que possamos descobrir como esse lugar se modificou ao longo do tempo e podemos descobrir como é a paisagem, a vegetação, o clima, os rios e lagos, o relevo entre tantas outras possibilidades.

Os alunos dos sextos anos do ensino fundamental II, da tarde, sob a orientação da professora Ligiane Camargo estão aprendendo na prática a leitura de mapas nas aulas de Geografia; após as aulas teóricas onde a professora explicou a importância da escala, da legenda e da orientação cartográfica os alunos munidos de régua, lápis e muita concentração seguiram calculando algumas distâncias reais e gráficas, analisando os símbolos cartográficos e suas utilizações para a compreensão do mapa.

As turmas também reforçaram através de jogos, utilizando a rosa dos ventos, os pontos cardeais e colaterais: muito utilizados para orientação cartográfica. Estes recursos possuem um elevado valor no ensino, gerando grande expectativa e entusiasmo, criando um ambiente de aprendizado descontraído de interação e participação entre os alunos.