Dicas pedagógicas - Dezembro

15/01/2018

Chegamos ao final de 2017 e nesta época é natural repensarmos tudo o que vivemos em um ano inteiro de convivência, trabalho, estudo e experiências. Encerramos um ciclo e consideramos etapa vencida.  Os rituais de final de ano são muito antigos e sempre existiram com a intenção do ser humano criar expectativas de dias melhores, novos tempos, recomeços.

A possibilidade de 365 dias novinhos nos motiva a listar sonhos e coisas que precisam ser finalizadas, melhoradas ou até mesmo modificadas e é neste tempo também que escrevemos e dizemos às pessoas de nosso convívio desejos carinhosos e felicitações.

Entretanto, antes de traçarmos planos novos com esperança de realizar sonhos e vencer novos desafios, seria importante refletirmos sobre como somos privilegiados com tudo o que somos, temos e fizemos. Nesta época de festas devemos celebrar um dos valores mais apreciados e respeitados: a gratidão!

Reconhecer que somos presenteados todos os dias com saúde, família, trabalho, amigos, entre tantos outros motivos de conforto, satisfação e bem estar, nos torna mais nobres. Ter um coração agradecido nos fortalece para encararmos a vida sob a ótica da valorização – nossa e dos outros com os quais convivemos. Isso nos permite viver com perspectivas mais amplas e otimistas.

Ensinar valores significa educar o coração para aprender a viver de maneira melhor. Ensinar nossos filhos e alunos a serem gratos pelo que recebem e pelo que fazem é fazê-los experimentar a força e o significado verdadeiro de viver de forma mais harmoniosa e completa.

Que nossos filhos e alunos aprendam a dar valor a pequenas coisas, como a simplicidade de um domingo em família, a beleza de um dia de sol, um elogio, a gentileza que vem através de palavras ou ouvidos acolhedores, a ajuda recebida quando não sabem fazer algo sozinhos, uma receita gostosa e preferida feita com carinho, a cama quentinha num dia frio e chuvoso, entre tantas outras coisas diárias, que por vezes passam despercebidas...

Que tal fazer a lista da gratidão antes da lista de desejos para 2018?

Nós do Colégio Bagozzi queremos começar a nossa lista agradecendo às famílias de nossos alunos por terem nos confiado seus filhos, acreditando em nosso trabalho, dedicação e carinho!

Thaís Kuzma

Coordenadora Pedagógica