Aulão do Pré-Vestibular traz dicas e muita diversão

31/10/2017

A manhã da última sexta-feira começou animada assim que os primeiros alunos do Pré-Vestibular chegaram para um dia que não seria como os outros, afinal era dia de escolher uma fantasia bem divertida para assistir ao aulão. Alunos prontos e animados, professores afiados com as melhores dicas para a Federal e o Enem que se aproximam. Antes do aulão começar, os pequenos do Ensino Fundamental I vieram para dar o seu apoio aos vestibulandos,trazendo cartinhas de boa sorte.

Depois disso, teve professor fantasiado, professor que chegou de moto dentro do salão e muitas, mas muitas piadas que descontraíram a galera em uma manhã cheia de conhecimento. Ao final do aulão, a diretora geral Ângela Basso desejou sorte e muito sucesso aos alunos. “Vocês foram, são e sempre serão da Família Bagozzi. Voltem para nos contar sobre a vida brilhante que vocês certamente terão”, destacou.

Texto lido no início do aulão

Os vestibulandos e seus desafios

 

Foi difícil a viagem até aqui, mas eu cheguei....

 

Vários desafios os estudantes enfrentam para chegar até o tão temido vestibular. Desafios que com certeza foram bem difíceis! Vamos lembrá-los?

 

Primeiro dia de aula da sua vida...agora vamos retornar ao tempo deixando a voz da sua criança interior falar.

Acho que até este dia, eu nunca tinha passado por um momento de tanto medo na minha vida! Meus pais até me falaram que eu iria para a escolinha, mas eu não tinha ideia do que seria este lugar!! Imagine a cena... Cheguei nesse lugar carinhosamente chamado pela minha mãe de “escolinha”, cheio de crianças chorando (se estavam chorando, boa coisa não devia ser) me apresentaram uma mulher que eu não conhecia e me disseram “esta é a sua tia”, mas nem da minha família ela era! Fiquei apreensivo, meio sem graça, ela me abraçou, eu meio que a rejeitei, mas ela nem conseguiu me dar tanta atenção, pois já veio outra mãe com outra criança chorando para ela atender. E eu ali, agarrada nos meus pais com medo, sem saber  o que ia acontecer. A sala estava toda decorada, cheia de brinquedos, me deu até vontade de brincar, até  tinha algumas crianças brincando, meus pais me disseram: “Vá brincar!” E eu ali agarrado neles. Eles pegaram um lego e começaram a brincar comigo, sentei no chão e comecei a me interessar pelo que via. Quando eu estava distraída, meus pais foram saindo de fininho, chegaram perto da porta e, de repente me deram um tchau de longe e foram saindo. Pensei...  Não, eles não vão me deixar aqui! Pense no meu desespero! O primeiro pensamento que veio “Nunca mais verei meus pais”. Com certeza foram as mais longas horas de insegurança e medo que passei.  Mas, venci. E a escola passou a ser... “um lugar pra se viver...aprender como é bom sonhar”...

 

Um tempo depois veio a alfabetização! Quando a “Tia”, que se tornou uma pessoa muito importante na minha vida, me apresentou o ALFABETO e o quadro NUMÉRICO. Eles eram atrativos pendurados na parede, bem coloridos! Ela levou mais ou menos meio ano me ensinando o nome de cada letra, cada número, mas eu aprendi tudo. Mesmo assim  na hora de juntar as letras, foi bem difícil. Até então tudo era muito óbvio, cada letra tinha um nome, mas na hora de ler e escrever não era bem assim. Às vezes as letras mudam o som o C vira K o L vira U o X, o  CH, o J, o G, o Z, o S e assim vai... Meu Deus! E na Matemática,  a mesma coisa o numeral 1 que sempre conheci como 1, descobri que ele é um TRANSFORMES, assim como todos os números,  o número um, por exemplo,   ao mesmo tempo que ele é 1 ele é 10, ele é 100, ele é 1000, ele é 1 dezena, está na dúzia, se junta com outros números e vira infinito. Nossa, que difícil de entender o mundo das letras e dos números. Mas  depois que consegui decifrar o enigma das letras e dos números, tá certo que levou um bom tempo, mas valeu a pena. Saber ler e escrever é uma sensação inexplicável é estar e fazer parte do mundo em que você vive, é interagir o tempo todo com tudo e com todos,  até sozinho, pois literalmente você pode ler o mundo que está ao seu redor, entrar nos diferentes contextos do seu dia a dia é criar independência.  E logo o Ensino Básico passou com seus desafios, mas sempre bem acompanhados pela professora ou “Tia” que com muito carinho me ajudou a enfrentar tudo isso. Enfim o Fundamental I terminou. Vou subir e estudar com os “grandes”.

 

Que legal! Agora rumo ao Fundamental II. Pensei, “que venha o Fundamental II”, afinal agora sou grande! Só achei, não foi bem assim.  Quando cheguei na sala, a maioria dos meus amigos do Fundamental I estavam lá, tranquilo até então. Entrou o primeiro professor,  já foi dando apostila, falando, anotando no quadro... De repente saiu entrou, outro e foi dando a apostila, falando, anotando no quadro... Meu Deus, eu não consegui nem pegar a agenda ainda. E assim foi saía um professor entrava o outro e eu feito uma barata tonta. Cadê a “Tia” para me ajudar! Aí entendi o que era ser grande,  complicadíssimo! Mas nem tudo estava perdido, a Orientadora entrou em sala e nos orientou sobre todo o esquema do Fundamental II. Ufa, que alívio! Mas assim mesmo, foi bem difícil me organizar com vários professores, disciplinas, provas. Bom, isso também passou, logo e consegui vencer mais esse desafio. Agora é hora de pensar nesta diferente etapa, já estou no Ensino Médio.

 

Ensino Médio, Show!!! Ser o mais velho da escola, os mais respeitados, os mais mais, vir de calça jeans, estudar... E até que enfim serei aluno da Celita que com certeza vai dizer “Tu tá fora do espelho!”... “Tu precisa estudar melhorar a nota?” Mas junto com esse “status” vieram  também as responsabilidades, orientação vocacional, carreira, vestibular, Enem, estudar, cursinho, estudar, estudar, preencher gabarito, aulas à tarde. Achei que não ia vencer esse desafio. Demorou, mas entrei no ritmo. E agora a minha cabeça é só pensar no mundo lá fora. Sim,  pois aqui é meu mundo, a maioria dos meus desafios e descobertas  foi aqui que eu venci e descobri. Esse meu tempo de escola me deu muito mais do que o conhecimento científico, tanto que a maioria da minha turma já passou no vestibular, imagina quando fizermos o vestibular da Federal, fecharemos 100% ....Rsrsrsrs.  E agora,.. vou sair daqui que sempre foi o meu lugar! Me sinto como no primeiro dia de aula, ainda criança,  cheio de ansiedade, medo, insegurança, mas com a certeza que vou vencer, pois carrego agora tudo o que a escola me deu, amigos, experiência, exemplos...Agora é seguir em frente garantir o espaço na sociedade como pessoa crítica e politizada, mas sem esquecer o compromisso com a Mente e o Coração!!

 

Felicidades e muito sucesso, meus queridos!

 

Prof ° Carla Gomez