Patrícia Peck fala sobre segurança na Internet na 2ª Escola de Pais

02/08/2017

A internet facilita nossas vidas, mas não podemos negar que também nos apresenta muitos riscos. Para falar sobre o tema da segurança na internet o Colégio Bagozzi promoveu a 2ª Escola de Pais com a presença da Dra. Patrícia Peck, que entre outros títulos, é especialista em Direito Digital.

O evento começou com a apresentação dos alunos do centro Cultural Bagozzi e em seguida uma espiritualidade conduzida pela Pastoral Educacional Bagozziana. Logo após, o Padre José Neto apresentou aos participantes a campanha de matrículas 2018.

Aproveitando o tema central da noite, a professora Ângela Basso destacou a importância da presença do digital no processo de aprendizado dos alunos e explicou aos presentes sobre o Ensino Médio Digital, que terá sua aula inaugural no dia 8 de agosto. “Cada aluno do Ensino Médio terá um tablet para acessar conteúdos digitais durante as aulas, orientados pelos professores. Começaremos com o Ensino Médio, mas esta realidade em breve se ampliará para os outros segmentos”, ressaltou. Ainda na sua fala, a diretora explicou sobre o aplicativo On Família, que ao ser baixado no celular permite aos pais acessarem o calendário e receberem mensagens do colégio. “Esse aplicativo vai contribuir para que família e escola caminhem ainda mais juntas” finalizou.

A advogada Patrícia Peck, iniciou sua fala comparando o acesso ao ambiente digital, ao sair na rua de antigamente. “Antes, quando o filho saía para brincar, os pais alertavam sobre diversos perigos, os carros, as pessoas. A internet também tem muitos riscos, porém os pais não têm o costume de alertar seus filhos e muitas vezes os deixam com livre acesso”, ressaltou. Peck exemplificou sua fala sobre segurança com diversos acontecimentos reais, onde crimes iniciaram através da internet. “O pai é responsável pelo filho e deve conhecer os conteúdos que ele acessa, as pessoas com quem conversa e orientar constantemente sobre os perigos de estar online” disse.

Ao final, a advogada respondeu alguns questionamentos dos presentes e mostrou alguns aplicativos que ajudam os pais a saberem mais sobre a rotina online dos filhos. “Estar online é algo muito sério, pois é impossível voltar atrás após algo postado em uma rede social ou uma mensagem enviada nos grupos de aplicativos de celular”, finalizou.

Sobre a Dra. Patrícia Peck

A Dra. Patrícia Peck Pinheiro é advogada especialista em Direito Digital, formada pela Universidade de São Paulo, onde é doutoranda em Direito Internacional, pesquisadora convidada do Instituto Max Planck de Hamburgo e Munique, pesquisadora convidada da Universidade de Columbia NYC, professora convidada da Universidade de Coimbra. É autora de 17 livros sobre Direito Digital. Premiada 7 anos consecutivos de 2010 a 2016 como uma das advogadas brasileiras mais admiradas em propriedade intelectual, recebeu 2 vezes o prêmio Security Leaders e foi condecorada com 3 medalhas militares pelas Forças Armadas. É sócia-fundadora do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, da empresa de cursos Peck Sleiman EDU e do Instituto iStart de Ética Digital que conduz o Movimento Família mais Segura e que recentemente lançou o aplicativo iStartcare, criado para orientar sobre o uso ético e seguro das novas tecnologias, disponível na Google Play e na Apple Store.